terça-feira, fevereiro 17, 2009

“INTENSIVÃO” - FRUTOS DO ESPÍRITO (Temperança)

É o auto-controle, auto-domínio, renúncia, moderação.A temperança ordena afetos, domestica os instintos, sublima as paixões, organiza a sexualidade, modera os impulsos e apetites. Abre o caminho para a continência, a castidade, a sobriedade, o desapego.
É próprio da temperança o cuidado conosco mesmo, com os outros e com a natureza.A temperança não permite que sejamos escravos, mas livres e libertadores e nos encaminha para o cumprimento dos deveres e para a maturidade humana.
Algo indispensável para conseguir a maturidade, é a capacidade de auto-controle.

Para dar alguma coisa, é necessário antes possuí-la. Para que a nossa pessoa possa ser uma doação para os outros, devemos antes possuir-nos: Ter o auto-controle de nos mesmos.
Portanto com a temperança, vamos fazendo como quem prepara um alimento – dosando a medida do sal, do azeite, das especiarias, enfim, cada qual em sua medida, daremos àquele alimento um sabor todo especial.

Agora, imaginem... se em uma pequena panela com arroz colocarmos a medida de uma xícara de sal – o que será deste sabor? Não há quem possa prová-lo!...
Façamos tal comparação com nossa vida – com tudo na medida certa – daremos um sabor maravilhoso para nossa história.

Bom Dia a todos. Amanhã encerraremos este "intensivão". Participe...

Nenhum comentário: