Amados irmãos, neste fim de semana comemoramos no dia 22, o dia do músico. Parabéns a todos que servem a Deus na Igreja no Ministério de música. Por isso possamos refletir algumas situações desse nosso exercício na comunidade.
O músico cristão católico não canta ou toca na Missa, mas sim ele canta e toca a liturgia da Missa. Portanto devemos pensar com muito amor nas escolhas das músicas segundo a liturgia que esta sendo rezada naquele dia, veja; não é o canto que eu gosto ou o que é " belo por belo". Mas sim o que ajude a comunidade rezar naquela Celebração Eucarística.
É claro que a beleza da música executada conta muito, porém os exageros de interpretação dessas canções podem colocar tudo a perder, tanto no tocar como no cantar. Certos uUus e aAas, solos e arranjos demais servem muito bem para uma apresentação no palco, onde se exige até de forma correta essas interpretações artísticas. Porém Missa não é show. É Missa! O Padre não é o apresentador. É o Padre! Presidente da Celebração! O povo que participa não é público. É povo de Deus escolhido para estar ali! E nós não somos astros. Somos músicos servidores! E como tais devemos servir, a melhor maneira de fazer isso é sermos simples.
Jesus viveu por excelência a simplicidade e a humildade, não por acaso nasceu no meio de um estábulo com animais, sendo REI...
Assim deve ser a nossa atitude sempre, especialmente em frente aos "nossos instrumentos".
Deus abençoe os nossos ministérios de música,
Santa Cecília rogai por nós!
Marcelo Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário